"Get information and do business"
:Follow us
Follow us on Facebook Follow us on Twitter Follow us on Linkedin Follow us on Google+

Proteção do clima na Argentina e no Brasil - Potencial de mercado e guia para projetos MDL

By: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Vitória

Cámara de Industria y Comercio Argentino-Alemana
Channels:


Countries:

Tags:
Languages:
  • de
  • es
  • pt

Year: 2008
Price: free
Pages: 288
published by

Com a assinatura do Protocolo de Kyoto, os países industrializados se comprometeram a alcançar objetivos
vinculantes para a redução de emissões através de diversos mecanismos. Um deles é o Mecanismo de
Desenvolvimento Limpo (MDL), por meio do qual os estados industrializados e suas empresas podem também se creditar reduções de emissões que tenham atingido através dos projetos realizados nos países em desenvolvimento e nos recentemente desenvolvidos. Além disso, os objetivos da redução das emissões globais de gases de efeito estufa supõem a redução de custos e o apoio ao desenvolvimento sustentável nos países do projeto. A transferência da mais nova tecnologia contribui grandemente para este objetivo.

O desenho concreto do MDL foi alcançado em 2007, na VII Conferência das Partes da Convenção Quadro das
Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), realizada em Marrakesh. Desde então, foi se desenvolvendo em torno do comércio de certificados de emissão um mercado mundial dinâmico e de forte crescimento. As Câmaras Binacionais da Alemanha na Argentina e no Brasil se consideram promotoras desta significativa evolução no mercado global do MDL.

O Brasil e a Argentina são espaços atraentes para os projetos de MDL. Quanto às cifras relativas à média esperada de reduções anuais através dos projetos registrados na UNFCCC, o Brasil ocupa o terceiro e a Argentina o sexto lugar entre outros países do mundo. Assim, ambos os países do Mercosul lideram o ranking de redução na América do Sul, embora seu alto potencial de redução ainda não tenha sido totalmente aproveitado.

O presente guia ilustra alguns destes potenciais de mercado ainda não explorados e abrange uma série de exemplos de projetos bem-sucedidos. Porém, em primeiro lugar, informa sobre as condições específicas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e fornece os dados necessários para a elaboração de solicitações de projeto. São apresentadas também as possibilidades de financiamento existentes que continuarão vigorando até depois de 2012, ainda após a expiração do período de compromisso do Protocolo de Kyoto. Através destas ajudas concretas para a tomada de decisão, o presente guia pretende ser um incentivo direto para a Argentina e o Brasil se comprometerem e engajarem ainda mais ativamente nos projetos de MDL. Cada projeto adicional irá se refletir em uma proteção climática rentável e contribuirá para o desenvolvimento sustentável de ambos os países.

 


You may read a sample Aqui.

close x

This site in other countries