"Get information and do business"
:Follow us
Follow us on Facebook Follow us on Twitter Follow us on Linkedin Follow us on Google+

Donauer investe 10 milhões em central fotovoltaica no Pinhal Novo

Published at: 30/01/2012
source: i Online
Channels:
Countries:

Tags:
published by

Multinacional alemã decide investir em nova unidade em Portugal, apostando nas condições naturais e nos apoios estatais à produção.

A empresa alemã Donauer Solar Systems vai começar a construir em Março uma central fotovoltaica de quatro megawatts no Pinhal Novo.
Com este projecto, a filial portuguesa do grupo alemão diz pretender criar um “produto de referência”, instituindo-se como parceiro também para grandes e médios projectos de energia solar.
O início da produção da central do Pinhal Novo, que irá fornecer energia a 2400 habitações, está previsto já para Setembro. O investimento total ronda os 10 milhões de euros.
A nova central fotovoltaica será montada numa área de 8 hectares que a Donauer adquiriu com esse objectivo no Pinhal Novo. No terreno localizado numa zona rural próximo do Pinhal Novo serão instalados 18 mil painéis policristalinos, cada um com uma potência de 240 watts. Os painéis serão suportados por estruturas específicas e equipados com um total de 12 inversores centrais para transformar a energia solar em energia eléctrica contínua.

“As centrais fotovoltaicas de qualidade como esta são um investimento seguro, já que o Estado português garante a tarifa de injecção durante 20 anos, salvaguardando a inflação”, adianta a directora-geral da Donauer Solar Systems, Ana Cristina Arnedo. “É um investimento num produto sólido, de futuro e amigo do ambiente”, sublinha.
Ana Cristina Arnedo adianta que, com uma produção de 1500 kWh/kWp por ano e uma compensação de 0,257 euros por kWh, a nova central “é altamente rentável”, conseguindo rendimentos de 19,2% sobre o capital próprio.
A Donauer tem uma taxa de mercado de 25% na energia solar, proveniente sobretudo da microgeração, que abrange projectos até 5 kW. Na minigeração, ou seja, nos projectos até 250 kW, a empresa visa conquistar a mesma taxa já em 2012. A subsidiária portuguesa da empresa na Venda do Pinheiro é, logo a seguir à respectiva sede na Alemanha, uma das empresa mais importantes do grupo Donauer Solar
Systems.
O grupo alemão possui filiais em França, Itália, Bélgica, Reino Unido, República Checa e Brasil. Fundada em 1995, a multinacional de cariz familiar é actualmente um dos líderes em energia solar no continente europeu.
O grupo emprega mais de 250 colaboradores altamente qualificados e exporta para 40 países. A partir de Portugal, a Donauer opera em todo o mercado ibérico e também nos países africanos lusófonos.
A electricidade de origem renovável foi responsável por 46,8% do total do consumo eléctrico em Portugal continental em 2011, segundo o balanço à produção de electricidade da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
A crise da dívida soberana provocou em 2011 uma diminuição na procura de painéis solares na Europa. Pelos mesmos motivos, em Portugal, a procura também não deverá crescer muito em 2012. A crise está a levar os pequenos investidores a adiarem a instalação de painéis solares domésticos para aquecimento e produção de electricidade.

Get market info about
Do business in
You want to read more about other markets?

Please choose the country you are interested in:




Products

close x

This site in other countries