"Get information and do business"
:Follow us
Follow us on Facebook Follow us on Twitter Follow us on Linkedin Follow us on Google+

Cascais erhält Solar-Fahrräder

Published at: 10/10/2011
source: Cision
Channels:
Countries:

Tags:
published by

Cascais recebe bicicletas solares

 

O concelho de Cascais ganhou, na semana passada, uma nova atracção para os munícipes e para o Turismo, através de bicicletas eléctricas que funcionam por energia solar, um projecto pioneiro em Portugal que visa promover a sustentabilidade e ser uma solução de mobilidade para o futuro.

 

Além das tradicionais “bicas” – bicicletas grátis ao dispor da população e que registam uma média anual de 27 mil alugueres – a Câmara de Cascai colocou ao serviço dos munícipes mais oito bicicletas eléctricas e que funcionam por energia solar. Oferecidas pela empresa alemã Donauer Solar Systems, as duas estações de carregamento 100 por cento ecológico e as oito bicicletas eléctricas, constituem um projecto pioneiro em Portugal na área da mobilidade sustentável.

Chamam-se “bikesports solares” e “e-bicas” que são feitas de vidro, alumínio e aço, com baterias que podem ser carregadas com recurso a energia solar, através de painéis fotovoltaicos.

Auto-suficientes e sem emissões de CO2 o novo equipamento está, desde o dia 13 de Setembro, ao dispor dos cidadãos e dos turistas, na avenida da República, junto à rotunda da Guia.

A energia é armazenada numa bateria instalada na estação de carregamento e a partir daí está sempre disponível para as bicicletas, mesmo em dias de céu coberto.

O carregamento total da bateria pode durar até quatro horas e tem uma autonomia de cerca de 70 quilómetros.

Cada ponto de carregamento tem espaço para quatro bicicletas, as quais tornam o pedalar mais fácil através do motor que comportam, uma velocidade máxima de 25 quilómetros por hora.

De acordo com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a novidade é uma forma de “contribuir para a promoção de energias verdes e, por essa via, para a sustentabilidade ambiental”.

“É um programa que promete revolucionar a forma como entendemos a mobilidade e a sustentabilidade. Estas bicicletas permitem a prática de exercício e a melhoria da qualidade de vida, mas também a qualidade do ambiente”., sustentou Carlos Carreiras.

O autarca sublinhou ainda a satisfação de ser Cascais o primeiro parceiro deste projecto “inovador”.

À Câmara de Cascais competirá apenas a gestão dos novos equipamentos, através de um sistema de aluguer semelhante às “bicas” mas com necessidade de se efectuar uma caução no ato de levantamento e que será devolvida no ato da entrega.

A instalação foi feita pela empresa alemã Donauer Solar Systems e, segundo a directora geral, Ana Cristina arnedo, “os bikeports solares são estações de carregamento ecológico, que tornam a mobilidade stustentável ainda mais completa”.

“Normalmente as bicicletas eléctricas têm de ser carregadas com electricidade comum. Os bikeports são uma alternativa limpa, já que geram electricidade através de painéis fotovoltaicos instalados nos próprios telhados, o que os torna auto-suficientes”, explicou.

A responsável referiu ainda que “na Alemanha, as bicicletas eléctricas estão a tornar-se uma grande moda, com uma taxa de crescimento muito superior às bicicletas convencionais”.

“Aqui, em Portugal, também estamos a caminhar em direcção a uma mobilidade saudável e sustentável. A Donauer quer dar o seu contributo com a introdução dos primeiros bikeports solares no país”, acrescentou. Na cerimónia de inauguração esteve também presente (o director da câmara do comércio e indústria luso-alemã, Hans-Joachim Böhmer - notação da redacção CCILA) e o embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut Elfenkämpe, que destacou os “serviços pioneiros que a Alemanha e Portugal prestam nas energias renováveis há vários anos”. A Câmara de Cascais é o parceiro local deste projecto, que representa um investimento de cerca de oito mil euros e que se insere no programa mundial “programa telhado solar da dena”, coordenado pela Agência Alemã de Energia e co-financiado pelo Minístério Alemão da Economia e Tecnologia.

Get market info about
Do business in
You want to read more about other markets?

Please choose the country you are interested in:


close x

This site in other countries